Visitantes

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

SÂO PAULO BLACK TARANTULA, Acanthoscurria gomesiana.








Fala rapaziada blz! Como vcs devem ter visto na postagem anterior, sabadão recebi a visita dos Brothers Alan e Vini, trocamos várias idéias, infelismente o Alan teve que ir embora cedo, mas o Vini fico aqui em casa ate de tarde! O dia foi bem massa, e ainda ganhei um presentão, um belo exemplar de A. gomesiana. Fiquei muito feliz com o presente, pois essa foi a primeira sp de mygalo que possui, sendo que uma fêmea permaneceu comigo por 8 anos.
Vou escrever uma pequena descrição da sp, com base no que li em artigos e no meu conhecimento pessoal sobre a sp.


ACANTHOSCURRIA GOMESIANA.
( sinonimias = Acanthoscurria pheopygus, Phormictopus pheopygus, Mello Leitão 1923).

A. gomesiana é uma aranha pertencente a Família Theraphosidae, subfamília Theraphosinae, encontrada no estado de São Paulo, geralmente distribuida na grande SP e no centro oeste, oeste e noroeste do estado de São Paulo, existindo ainda relatos de uma variação da sp presente no Cerrado, podendo talvez se tratar de uma raça geografica desta espécie ou outra espécie semelhante. Trata-se de uma aranha muito estudada devido a um peptideo chamado de gomesina presente em sua hemolinfa, mas embora seja uma das aranhas mais estudadas no Brasil por causa das aplicações médicas pouco se conhece a cerca de seu comportamento.

Existem poucos artigos que relatam o comportamento ou reprodução da sp, sendo o trabalho mais conhecido intitulado Comportamento de corte em Vitalius sorocabae e Acanthosurria gomesiana (Araneae , Theraphosidae) Bertani. R et al.

Trata-se de uma sp linda, embora seja pouco comum entre os criadores.
Possui a cor de tom negro fosco, as vezes apresentando-se no padrão cinza anegrado ou marrom anegrado, variando de exemplar ou proximidade com a época de ecdise, as articulações das patas as vezes se apresentam totalmente cinzas, pretas, ou pardas. As fêmeas atingem aproximadamente 13 cm quando adultas, de habitos fossoriais são ótimas cavadoras, sendo que em determinadas epócas se entoca, permanecendo dentro desses buracos por longos períodos. Os machos são pequenos, dificilmente ultrapaçando os 8 cm, (já observei machos maturados de apenas 6 cm).

Sempre que encontrei A. gomesiana na natureza foi em áreas úmidas, próximas a corpos d'água como corregos e beira de rios, seja em baixo de pedras ou troncos. A partir dessas observações presumi que a umidade preferida pela sp deve ser alta, assim a porcentagem que reproduzi em cativeiro com meus exemplares foi de 70% a 80% . Obtive ótimos resultados, portanto uma borrifada no terrário todo dia é indispensavel para que sua A.gomesiana viva com saúde.

O terrário deve possuir um substrato profundo, de no minimo 15 cm de profundidade (pelo menos em um dos cantos do terrário). Um terrário de 40 x 20 x 20 é o bastante para uma fêmea adulta.
Trata-se de uma boa aranha para iniciantes, ótima aquisição para qualquer coleção.

[chel.jpg]por Theraphosidae

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Fera estou com caranga aqui e tenho quase certeza que é uma acanthoscurria gomesiana e gostaria de pedir tua ajuda para identifica-la. me passe um E-mail ou algo que eu possa lhe enviar uma imagem.
    Muito obrigado e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  3. Tambem quero uma, como faço pra arrumar?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de saber onde posso comprar uma brachypelma smithii (mexicana red)
    fico muito agradecido se alguem puder me ajudar, quero muito uma dessas..
    grato André

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber algum lugar confiavel para adquirir uma tarantula, mexicana red ou chilena de preferencia, alguma indicação?

    ResponderExcluir
  6. Adquiri uma recentemente, vou procurar manter a umidade alta.

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal eu tenho este espécime dócil e social eu a adquiri ela jovem com os meus cuidados elá está na segunda troca de pele e eu estou preocupado com isso porque quando eu percebi que estava trocando preferi deixar ela em privacidade mais estou preocupado se alguém tiver interesse em me ajudar agradeço muito
    Meu email: brunolourencodedonato@gmail

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal eu tenho este espécime dócil e social eu a adquiri ela jovem com os meus cuidados elá está na segunda troca de pele e eu estou preocupado com isso porque quando eu percebi que estava trocando preferi deixar ela em privacidade mais estou preocupado se alguém tiver interesse em me ajudar agradeço muito
    Meu email: brunolourencodedonato@gmail

    ResponderExcluir
  9. olá gostaria de saber como posso adquirir uma, tem algum lugar onde eu possa comprar ou alguem com quem eu possa falar. Faz tempo que estou procurando mas nao consigo achar
    Se alguem puder ajudar thiago.portal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. olá gostaria de saber como posso adquirir uma, tem algum lugar onde eu possa comprar ou alguem com quem eu possa falar. Faz tempo que estou procurando mas nao consigo achar
    Se alguem puder ajudar thiago.portal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Quero adquirir um tarantula Golias comedora de pássaros , alguém no enforma um meio por favor ...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.