Visitantes

sábado, 12 de setembro de 2009

Distribuição da Família Theraphosidae no mundo.


Dentre os invertebrados destaca-se a Ordem Araneae, com 40.998 espécies descritas, distribuídas em 109 famílias e 3.747 gêneros (Platnick, 2009), embora estimativas demonstrem que o numero de espécies existentes seja muito superior (Foelix, 1996).
A Ordem Araneae é usualmente dividida em três subordens; Mygalomorphae, atualmente referida como Orthognatha por causa do alinhamento paralelo das quelíceras; Araneomorphae correspondendo a Labidognatha com as quelíceras em alinhamento vertical em relação ao eixo corpóreo e Mesothelae representando as aranhas mais “antigas” filogeneticamente, apresentando abdômen com segmentação visível e outras características primitivas (Foelix, 1996).
A subordem Mygalomorphae compreende as Tarântulas, assim chamadas no exterior ou as famosas caranguejeiras como são conhecidas no Brasil. Tratam-se de aranhas grandes, com tamanho do corpo entre 80-90 mm sem contar com os membros locomotores (Foelix, 1996).
Dentre todas as famílias da subordem Mygalomorphae, a família Theraphosidae é a mais numerosa, sendo representada por 112 gêneros e 908 espécies, sendo considerada como um grupo monofilético esta dividida em nove subfamílias. A subfamília Theraphosinae é restrita ao continente americano, sendo caracterizada por apresentar o bulbo com êmbolo distalmente largo e grosso, presença de quilhas, subtegulum largo que se estende até a metade do tegulum, presença de pêlos urticantes de tipo I, III e IV (Raven, 1985, Pérez-Miles et al. 1996), e presença de tricobótrios engrossados na tíbia e tricobótrios clavados tarsais dispostos em fileira (Guadanucci, 2007).

[chel.jpg]por Theraphosidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.