Visitantes

sábado, 5 de setembro de 2009

Família Ctenidae.





E aí cambada blz! Ando meio sumido do AHB por causa da monográfia mas resolvi achar um tempinho hj para postar, também vá lá né, hj é sabadão dia de descanso! Jajá minha preta passa aqui em casa e agente vai tomar umas e assistir o jogo da seleção (pau no cú dos hermanos) !

Bom ontem lá no trabalho resolvi sair para bater umas fotos de aves (outro hobby que adoro, mas pássaros para mim só solto mesmo, sou extremamente contra cria-los) , nesse role de tirar fotos acabei me embrenhando em algumas trilhas da reserva e como não perco a mania de mexer em troncos acabei achando um lindo exemplar de Ctenus ornatus.

Bixo lindo, fiquei tentado e acabei coletando (coisa feia), olhando ela aqui em casa fiquei pensando como que essas aranhas ainda não se tornaram populares como pet! Provavelmente o unico motivo para isso não ter acontecido é pelo fato de sua agressividade. Sei que na gringa o pessoal adora as Phoneutrias mas aqui no Brasil só o pessoal que esta iniciando no hobby tem o hábito de criar Phoneutria e Lycosa (Hogna), o que é algo muito perigoso, já que as Phoneutrias são extremamente perigosas, e iniciantes não possuem pericia ou experiencia suficiente para cria-las sem maiores perigos, é justamente o contrario que acontece no exterior, apenas os criadores mais experientes criam as armadeiras.

Aqui no Brasil quando os hobbystas começam a criar mygalos desencanam totalmente das araneos, pensando bem isso é uma puta bobagem por que existem araneos tão lindas e interessantes quanto as mygalos (minha opinião).

Na familia ctenidae existem diversas aranhas com potêncial para se tornar um ótimo pet, como as proprias Phoneutrias (extremamente perigosas), Enoploctenus, as Ctenus, e as Ancylometes. Mas como ja disse antes se o hobbysta resolver se aventurar nessa categoria tem que ter alguns cuidados a mais, já que os ctenideos são geralmente bem agressivos.

A família Ctenidae é extremamente rica em espécies, no entanto apenas alguns gêneros foram estudados mais a fundo, como o caso do gênero Phoneutria, mas mesmo nesse gênero apenas estudos relacionados a toxinas foram realizados, estudos sobre ecologia e comportamento são bem escassos. No Brasil existem 5 sp do gênero Phoneutria sendo estas:

Phoneutria bahiensis: Endêmica do estado da Bahia
"Sua restrita distribuição, associado ao baixo número de exemplares registrados viabilizou sua inclusão na nova lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (Ministério do Meio Ambiente 2003). Apesar de endêmica sua ocorrência limitava-se a apenas dois registros, um para a cidade de Ilhéus e outro para a cidade de Salvador."(DIAS et al 2005).

Phoneutria fera: AM

Phoneutria reiydi: AM, AP, PA,RR

Phoneutria Keyserlingi: ES, MG, RJ, SP, PR, SC, RS

Phoneutria Nigriventer: GO, ES, MG, RJ, SP, PR, SC, RS, MS

extraído:
http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/monografias/iec/leao/leao_cap52p785-798.pdf

O gênero Ctenus é formado por aranhas errantes, geralmente associadas a áreas florestais, abundantes na America do sul e África, algumas especies tem predileçao por certos micro-habitats como por exemplo a serrapilheira, clareiras ou áreas brejosas (se quiserem ler sobre aranhas de áreas brejosas dêem uma olhadinha nesse trabalho, é bem interessante http://ibcperu.nuxit.net/doc/isis/7219.pdf).
A lista de espécies do gênero Ctenus é enorme, e bem confusa, já que existe uma reformulação em relação a recolocação de algumas espécies em alguns gêneros.
Aqui vai um link para um paper bem interessante sobre C. medius. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-69842002000500007

São em geral aranhas com ciclo de reprodução bem rápido, nesse paper uma tabela foi montada com o tempo de oviposição a eclosão da ooteca, esse periodo foi apenas de 35 dias.

Enfim, as aranhas da familia Ctenidae são bonitas, fáceis de criar, e bem faceis de reproduzir, caçadoras vorazes, inquietas e com comportamento bem interessante, portanto podem se tornar ótimos pets!

No começo do post tem algumas fotinhos que tirei de ctenideos! A primeira e a ultima são de exemplares de C. ornatus, a segunda é uma P.nigriventer, e a terceira é uma C. coxalis.

[chel.jpg]por Theraphosidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.