Visitantes

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


A alimentação das caranguejeiras:


A dieta das caranguejeiras se baseia em insetos, em cativeiro os alimentos geralmente oferecidos são baratas, grilos e tenebrios.Algumas vezes, para aranahs de grande porte como femeas adultas é possivel oferecer pequenos roedores...

Elas pulam sobre a presa picam e seguram com a ajuda dos pedipalpoes e o primeiro par de patas até que o alimento morra em consequencia do veneno.

As aranhas não possuem um sistesma digestivo interno desenvoldido e para digerir suas presa elas injetam o veneno que atua como o nosso suco gástrico digerindo a presa de dentro para fora. O veneno é injetado por um par de presas ocas situadas nas queliceras paralisando, matando e digerindo o alimento.

As caranguejeiras aguentam longos periodos sem comer, conheço um caso de uma fêmea adulta que passou 1 ano só bebendo água porque perdeu uma presa durante a ecdise, Eu mesmo tenho uma Grammostola actaeon que não come faz cerca de 3 meses. É perfeitamente normal que sua aranha passe alguns periodos sem se alimentar, as principais causas são :


- Pré-ecdise: É o periodo antes da troca de pele(ecdise)no qual a aranha geralmente fica entocada (normal ela tampar a entrada da toca com substrato e teia), fica quieta e fica algum tempo sem comer, quanto maior a aranha maior o tempo de pré ecdise.

-Pós-ecdise: É o periodo de cerca de 5 a 7 dias após sua aranha fazer a muda, o exoesqueleto ainda não está seco e por isso ela nao consegue comer, não não se deve oferecer alimento nesse periodo já que o alimento pode machucar a aranha


-Frio: Quando a temperatura está baixa o metabolismo das aranhas fica mais lento, sendo assim, é pefeitamente normal que sua aranha passe um periodo sem comer

-Satisfação: As vezes as aranhas comem bastante e passam um tempo sem comer denovo, é perfeitamente normal...

38 comentários:

  1. É saudável alimenta-las com carne crua ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao o melhor a fase e vc procura imsetos como joaninhas,grilos,formigas e ate pequenas aranhas.

      Excluir
  2. olá eu tenho uma Aviculario dedo rosa ela fez ecdise ja vai fazer uma semana ela esta num tamanho médio, gostaria de saber se essa especie comem mamiferos? por favor preciso de uma resposta qualquer coisa deixa no meu Facebook, ''Ezana Jessé'' estou de moicano na foto

    ResponderExcluir
  3. Um ano sem comer?? cara e eu preocupada com a semana da minha...

    ResponderExcluir
  4. Olá, pode da pedaços de filé de frango para a caranga?

    ResponderExcluir
  5. Porra, vcs estão de sacanagem né?
    Não se dá carne para a caranga, no máximo um neo nato de dongo, para aranhas de porte!
    O ideal é alimenta-las com insetos de criação própria como baratas cinereas, Gryllus assimilis e tenebrios molitor e gigantes e outros insetos criados para este fim! NÃO PODE DAR CARNE DE VACA, FRANGO, PORCO, SORVETE E PUDIM PARA CARANGUEJEIRAS! Em tempos de google essas perguntas, são mais do que idiotas e os caras provavelmente não vão ter a mesma paciência que eu para responder, então deixem de ser burros e pesquisem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu desatualizado. Se a porra da aranha é carnivora tu queria q ela se alimentasse de sorvete? Claro q pode dar carne pra Caranguejeira. Pequenos pedaços de file de frango. Veja ai no youtube e presta mais atencao antes de querer esculachar alguma coisa seu otario desatualizado.

      Excluir
    2. A minha sempre tratei com insetos.. Neo... E fígado de boi.. Tenho a 7 anos..

      Excluir
    3. A minha sempre tratei com insetos.. Neo... E fígado de boi.. Tenho a 7 anos..

      Excluir
    4. A minha sempre tratei com insetos.. Neo... E fígado de boi.. Tenho a 7 anos..

      Excluir
    5. Deixa de ser ignorante.

      Excluir
    6. Kkkkk sorvete e pudim foi otimo!

      Excluir
  6. quando tempo em média ela gasta pra digerir um tenébrio?

    ResponderExcluir
  7. MINHA TARANTULA TEM APENAS 7 MESES E DURANTE A ECDISE ELE PERDEU UMA DE SUAS QUELICERAS SERA QUE ELA MORRERA DE FOME

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não sou criador, entretanto, há uma caraguejeira (lasiodora parahibana) em meu jardim (uma toca), vivendo livremente. Gosto delas pois ajudam a controlar os demais insetos (baratas etc). Tive uma, antes dessa atual, que viveu por, pelo menos, dez anos neste jardim (2004-2014), morrendo ao fim deste período. Eventualmente jogo umas baratas para elas. Uma dúvida é que, nesta atual, faz uma semana que jogo baratas todos os dias para ela e ela aceita sempre. Isso é normal? Ela aceitará sempre? Não há uma situação que ela estará "satisfeita" e recusará? O motivo da pergunta é que, uma vez que desconheço o estado de alimentação que ela apresentou ao surgir em meu jardim, estou buscando um patamar para definir que ela "está bem" e passar a alimentar apenas da forma sugerida pelo texto acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto ela estiver aceitando tudo bem. As vezes ela chega apenas a matar por estar invadindo a toca.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Estamos em 2016 e ela continua lá. Espero que fique bem.

      Excluir
  9. Boa noite! Tenho uma Lasiodora parahybana que é alimentada com 2 lambaris por semana. Porém ficou 30 dias sem se alimentar na pré ecdise e já esta a 30 dias sem comer na pós ecdise. Esta é sua 3ª muda. Devo me preocupar ou será algum tipo de hibernação?? Tem água a vontade.

    ResponderExcluir
  10. Amigo tenho uma ephebopus murinus ela come quase todo dia e não despensa alimento, tem alguns dias que ela come 3 grilos, devo continuar ou isso pode prejudicar a saúde da aranha

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde tenho uma e murinus e ela nao come a 4 meses ela feez a troca da muda a 2 meses e ainda nao comeu, percebo q ela emagreceu e a bunda dela está bem menor.
    Oq fazer?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde tenho uma e murinus e ela nao come a 4 meses ela feez a troca da muda a 2 meses e ainda nao comeu, percebo q ela emagreceu e a bunda dela está bem menor.
    Oq fazer?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde tenho uma e murinus e ela nao come a 4 meses ela feez a troca da muda a 2 meses e ainda nao comeu, percebo q ela emagreceu e a bunda dela está bem menor.
    Oq fazer?

    ResponderExcluir
  14. oi, cuido de uma avicularia avicularia, e ela ja perdeu 2 patas do nada, e está perda não esta vinculada a ecdise, não sei se é por motivo de estresse, ou o que, e la não é adulta ainda, aguem sabe o motivo?

    ResponderExcluir
  15. Tem uma aranha que esta vivendo na caixa de luz no meu muro, ela criou uma teia e deixou uma parte livre pra entrar e sair rsrsrsrsr. Ela nao estra me incomodando, so fica por ali. Mas j pela manha fui lavar o quintal e quando passei ao lado da caixa onde ela fica, senti alguns respingos em meu braço, olhei e ela estava do lado de fora da caixa com a cabeça voltada pro meu lado, será que ela se assustou com minha presença e jogou seu veneno? Gente me perdoe por minha ignorancia, rsrsrrs nunca criei aranhas, tenho medo delas, e eu so deixo ela la porque nao ta me incomodando. Mas me assustei.

    ResponderExcluir
  16. Peguei uma aranha em minha casa ela é bem pequena e bebê . Ela vai ficar grande . Pois te muitas delas aqui . Depois delas aparecerem apareceu uma aranha de uns 6 centímetros morta . Mas não sei de que faça ela era . Como eu cuido do filhote ?

    ResponderExcluir
  17. Oque fazer com minha aranha? Ela tem uns 20centímetros fêmea adulta. Já tem uns 7 meses que ela não come nem a pau. Rato, lagartixa, besouros. Nada dela querer comer. Só mata para não encher o saco dela e deixa o alimento de lado.

    ResponderExcluir
  18. Quantas ootecas uma caranga por dar? Ja li bastante sobre mas não encontrei nada que me ajudou.

    ResponderExcluir
  19. tenho uma aranha saltadora, já joguei um pequeno grilo (estava vivo joguei uma vez e nao quiser comer depois eu matei e msm assim nao quis), até mosca mas ela nao come, acho que está só bebendo agua, isso é normal? nao sei se elas tem o msm metabolismo das caranguejeiras

    ResponderExcluir
  20. Olá, tenho uma lasiodora parahybana, estou com ela a pouco menos de 1 mês, ela nos primeiros dias comeu bem, e ultimamente ela não tem comido nada. Joguei baratas, lagartixas, e até mariposas, ela não come nada tem mais de 2 semanas. Ela tem cerca de 10cm, estou um pouco preocupado e com receio de que ela morra.

    ResponderExcluir
  21. Queria mais uma Aranha caranguejeira, tem alguma loja especializada em comercializar este tipo de animal?

    ResponderExcluir
  22. Vlw pela informação amigo, a minha já está a um longe período sem comer e eu já estava preocupado.

    ResponderExcluir
  23. oi galera ... eu encontrei uma tarantula machucada,ela perdeu duas patas alguem sabe me dizer se vai se regenerar na troca do exoesqueleto ???

    ResponderExcluir
  24. Olá, minha aranha acabou de sofrer uma queda (+/- 1,5m) e saiu correndo e soltando um liquido meio cinza, depois que ela parou de correr ela ficou toda encolhida e molengona, eu com cuidado dei umas cutucadas nas pernas delas, tava sem firmeza e ela agora quase nao se mexe, será que é grave? O que devo fazer? Coloquei ela de volta na casa dela e nao encostei mais.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite ,tenho uma cranial horned baboom e tenho ela a 5 meses , mas de um mês pra ca ela nao come nada , e o abdômen dela tem uma parte escura meia cinzenta , é esse o motivo dela não comer ? Por favor me ajude com uma resposta ,estou preocupado com Clotilde ,e o nome dela .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa tarde, está mancha escura significa que ela está na pré ecdise (troca de pele) isso explica está rejeitando alimentos, não jogue alimento até ela termina sua troca de pele, mantenha a umidade adequado e vai observando

      Excluir
  26. Ola! a minha Aranha está com uma mancha no abdômen eu queria saber se isso e normal e se eu devo me preocupar com isso

    ResponderExcluir

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.