Visitantes

domingo, 25 de abril de 2021

Heterophrynus longicornis - Aspectos gerais

Amblipigios também sao aracnídeos, primo das aranhas e dos escorpioes mas pertencem a outra ordem, chamada Amblypygi. 




Eles têm um aspecto mais primitivo e não possuem veneno porém, relatos de mordidas dizem que são doloridas, e se eles derem uma apertada com os palpos (essas garras q eles têm na frente), pode dar uma beliscada também, dependendo do tamanho.

A espécie em questão é arborícola e fotofóbica, existem rumores dessa mesma espécie que foram encontradas em cavernas, mas não sei saiu algo oficial até o momento.

O ideal é um terrario mais alto do que comprido com bastante troncos, cork barks ou camadas sobrepostas de cascas de arvores colocadas verticalmente.

É um espécie tímida, que pode ser ambientada em locais iluminados porém, os retiros descritos acima sao importantes, uma vez que eles saírão pra caçar a noite. 

Em experiência pessoal, não registrei canibalismo entre indivíduos DO MESMO TAMANHO, porém, não coloquei indivíduos de tamanhos diferentes juntos pra ver oq acontecia, pois havia lido que podiam se matar. 

Comem insetos e são extremamente vorazes, crescem muito bem entre ecdises e as fazem pendurados de cabeça pra baixo em algum galho. 

Hidratação é de EXTREMA importância pois não importa o quão umido esteja o recinto, eles podem travar na troca e morrer, e isso acontece bastante. 

Umidade pra filhotes pode ser feita apenas com substrato umido, mas não encharcado e jovens e adultos podem ficar com umidade um pouco mais baixa, lembrem-se; umidade NÃO é sinonimo de hidrataçao.




A cópula é igual a de escorpioes, machos colocam uma estrutura chamada espermatoforo em algum local sólido e guiam a femea ate essa estrutura q contém o esperma, encaixando a abertura genital da mesma ali, ou seja, cópula externa. 

A femea faz uma ooteca transparente e a carrega embaixo do abdome até as ninfas nascerem, essas entao, ficam nas costas da mae até virarem lings e dispersarem. 

A diferença com os escorpioes é que, diferente dos primos, amblipigios nao copulam e têm filhotes apos a ultima troca (qdo maturam), eles maturam antes e podem seguir trocando mesmo após ter a primeira cria. 

Geralmente, postam de 1 a 3 ootecas por ano, com apenas uma cópula, e dessas podem nascer até 20 a 25 filhotes. 

Por ultimo, a média de vida dessa especie é des 5, 6 anos, mas alguns individuos podem morrer com 4 anos, não há diferença de idade entre machos e femeas.

Curiosidade: um amblipigio apareceu em um dos filmes da saga Harry Potter, ali ele foi chamado de Aranha-Alguma Coisa e foi dito que eram venenosos, o que deu uma espalhada na fama desses bichos serem maus.

Por Adalberto Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.