Visitantes

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Fungos 2, a vingança.

 Um tempo atrás, escrevi um texto sobre fungos no intuito de acalmar o pessoal em relação a esses organismos serem todos parasitários, algumas duvidas surgiram a um tempo, mas só consegui ir atrás de mais informações agora, seguem respostas.

Se fungos parasitas agem de dentro pra fora, quer dizer que quando aparecem fungos na minha caranga, ela já esta fadada a morte?

Não, os fungos que aparecem na sua caranga não são parasitas, eles apenas se alojaram na superfície do exoesqueleto. Fungos parasitas, saem do exoesqueleto quando a caranga já morreu ou está quase lá.

Se os fungos que aparecem na minha caranga, não são parasitas, porque eles aumentam?

Carangas têm o exoesqueleto hidrofóbico, ou seja, a água se espalha por ele mas não fica inteiramente molhado. Fungos gostam de umidade, se o exosequeleto da caranga está úmido, o fungo pode se espalhar, mas não se alimentar, da caranga.

Se os fungos que aparecem na minha caranga, não são parasitas, como eles podem oferecer algum mal, caso ela esteja com o sistema imune comprometido?

Fungos não parasitas podem matar carangas debilitadas se alojando na boca, pulmões ou ânus, novamente, eles não se alimentam da caranga, mas obstruindo essas passagens, podem levá-las a óbito. É algo incomum de se acontecer, pode-se dizer que é até raro, geralmente, quando as pessoas acham a caranga morta já fungada, atribuem a culpa ao fungo, mas na grande maioria dos casos, ela morreu de outras causas, mas fungou rapidamente.

Em ecdise, sabe-se que carangas ficam vulneráveis, esses fungos não parasitas oferecem algum problema a caranga durante o processo?

Não, ainda que ela faça a troca em cima do fungo, dificilmente ele subirá nela, é algo que, novamente, só aconteceria se a caranga estivesse de alguma forma, debilitada. Quando a caranga apresenta fungo, e faz a troca, o fungo sai na ecdise por completo.

Tratamentos.

- socar rango pra caranga fazer ecdise logo, rs.

- pomada pra micose, dizem que ajuda em pequenas infestações.

- “varrer” o local fungado com um pincel, isso funciona pra determinados tipos de fungos.

- passar fungicida na região, isso não é válido pra fungos próximos a boca.

Na foto, uma T. stirmi de um colega canadense com bastante fungo pelo corpo, frisando novamente, esses fungos não estão parasitando esse animal. A infecção foi contida e a  caranga ficou bem após a ecdise. Infelizmente, não consegui foto do depois, se ele me enviar, atualizo aqui.

Fontes:

arachnoboards.com

The Tarantula Keepers Guide pag. 217.


Foto por Austin N.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.