Visitantes

terça-feira, 13 de abril de 2021

Fungos, os incompreendidos.

Mofo, bolor, fungo. Segue textao abaixo pra vocês ficarem mais tranquilos quanto a fungos no terrario. :)



Bom, vou tentar escrever uma parada um pouco mais completa sobre fungos aqui, baseado em alguns textos que li, vou tentar o máximo pra não deixar muita coisa se perder na tradução. 

Primeiro, vamos as terminologias:

1- Fungi: Assim como o reino Animal e o Vegetal, nós temos um reino só pros fungos. Mofo, leveduras, cogumelos, entre outros, são todos pertencentes a esse reino.

2- Mofo: É um subtipo de fungo, formado por filamentos chamados hifas

3- Levedura: Outro subtipo de fungo.

4- Fungo dimórfico: Dependendo de fatores externos como temperatura, por exemplo, podem ser mofo ou levedura, é o grupo responsável por várias doenças humanas.

5- Cogumelos: São corpos “frutosos” de alguns fungos, mas não são fungos per se. 

6- Microsporidia: Esses sim, são parasitas obrigatórios, ou seja, eles dependem de outros organismos vivos pra sobreviver, geralmente são encontrados em animais.


A grande maioria de fungos, mofos e leveduras são saprófitas, isso significa que eles consomem apenas matérias em decomposição. Se eles aparecerem como se fosse um carpete nos potes/terrarios ou até mesmo se aparecerem cogumelos por exemplo, eles são saprófitos, portanto, inofensivos, e podem ser ignorados. Como regra geral, se estão consumindo somente matéria em decomposição, eles são quase que completamente inofensivos pra caranguejeiras e qualquer outro invertebrado. 

Fungos saprófitos não entram em organismos vivos e, alem de tudo isso, caranguejeiras têm um sistema imunológico que consiste de células especializadas chamadas hemócitos, bem como peptídeos antimicrobiais que juntos, são extremamente eficazes contra fungos. 

No entanto, existem alguns poucos fungos que são oportunistas, e ficam entre os saprófitos, esses fungos podem atacar a aranha desde que ela esteja debilitada, ou seja, se a aranha estiver enfraquecida por más condições, por exemplo (umidade elevadíssima, terrario abafado, infecções bacteriais, etc.), esses fungos parasitas aproveitam a oportunidade. Lembrem-se, desde que elas esteja debilitada/enfraquecida.

Existem também fungos entomoparasitas, ou seja, eles atacam insetos e aranhas. Um exemplo é o Cordyceps e outros do mesmo grupo, mas existem outros gêneros também. Esses fungos são parasitas obrigatórios mas eles não aparecem somente pegando uma corrente de ar da Amazônia pra outro local, os esporos não chegam tão longe e mesmo que chegassem, um único esporo não tem chance alguma contra uma caranguejeira saudável, lembram do sistema imunológico? 

Ou seja, esses esporos já têm que estar fixados em algum lugar, pra poder chegar em cativeiro, geralmente em aranhas coletadas ou, mais raro, em grilos. Porém, colônias de grilos infectados acabam com todos os indivíduos mortos rapidamente, então é bem raro que um vendedor de grilo tenha esses fungos na criação, uma vez que ficaria sem estoque rapidamente. Além disso, se uma caranguejeira comer UM grilo infectado, ele e o fungo seriam digeridos normalmente, sem grandes complicações. 

Os sintomas de infecções  desses fungos são muito difíceis de ver, uma vez que eles se desenvolvem dentro do animal e, quando eles saem do exoesqueleto pra liberar os esporos, o animal já está morto, tudo o que se vê é que o animal vai ficando cada vez mais fraco, até morrer. Lembrem-se, estamos falando de caranguejeiras coletadas.


O ultimo grupo preocupante é o Microsporidia, que são fungos parasitas obrigatórios intracelulares. Existe um caso apenas de microsporídia em caranguejeiras, no caso em questão, as aranhas mostraram sinais de diskinesia, o criador perdeu boa parte do que ele tinha e, em análise patológica mais aprofundada, foram identificados microsporídia nas células intestinais. Não há quase nenhum registro de infecção por esse tipo de fungo em caranguejeiras, isso porque eles não têm a aparência de fungo e os animais infectados apresentam sintomas inesperados. 

Aos preguiçosos que não leram o textão:

1- Fungos que parecem carpetes, entre outros, são saprófitos e inofensivos. Podem ser ignorados desde que a caranguejeira esteja totalmente saudável, e os parâmetros do terrário estejam quase perfeitos (nunca é perfeito, RS)

2- Entomoparasitas matam rapidamente e internamente, mas eles precisam já estar em algum local ou animal. 

3- Microspiridia matam sem aviso, se a caranga apresentar sintomas de diskinesia, pode-se considerar esses fungos.

Fonte: https://arachnoboards.com/threads/all-you-need-to-know-about-mold.313315/

Tem outros links bem interessantes nesse link tb, mas nao os utilizei.

Por Adalberto Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.