Visitantes

sábado, 30 de janeiro de 2010

Phoneutria nigriventer, vista de outro ângulo

Phoneutria nigriventer (jovem macho)

O gênero Phoneutria é composto atualmente por 8 espécies, todas com peçonha altamente tóxica, por isso são consideradas aranhas de importância médica. O gênero se distribui amplamente na região tropical da América central e principalmente na América do Sul, no Brasil ocorre em todas as regiões, sendo que aqui na Amazônia ocorrem quatro espécies P. boliviensis, P. fera, P. reidyi e P. nigriventer, nesta última quarta feira, encontrei uma Phoneutria nigriventer jovem, que ao primeiro contato não demonstrou agressividade e mesmo após coletada e transportada não demostrou agressividade, é um animal extremamente rápido e tem uma visão muito boa, tive muito trabalho para fotografar este animal, não por ser agressivo, mas sim por ser extremamente ágil, e também pelo meu medo (confesso fiquei com medo), mas ao contrário do que eu pensava o animal não tentou nenhuma vez me atacar, apesar deste animal ter a fama de “Fera das Florestas” não foi diferente dos demais Ctenídeos que eu já encontrei,O que na minha opinião faz a diferença em ser ou não atacado é o respeito de demonstramos ao animal e isso não vale apenas para as Phoneutrias ou outras aranhas, mas para qualquer animal, serpentes e outros répteis também são julgados por muitos como animais traiçoeiros, mas se esquecem que geralmente os acidentes acontecem quando não respeitamos os limites destes animais.


Phoneutria nigriventer (jovem macho)

Mostrar o lado bonito de um animal temido e vítima de preconceito não é fácil, alias é a tarefa mais difícil, pois a beleza é algo subjetivo e relativo, o que é bonito para alguns pode ser desprezível para outros, no entanto pode-se mostrar o animal de uma forma diferente do que geralmente é visto, em uma pesquisa no Google não é difícil encontrar fotos da Phoneutria só que na maioria destas fotos o animal está em posição de ataque, ou seja, a maioria das fotos mostram o lado agressivo do animal, com isso as pessoas vão criando uma visão errada de como é o animal.


Phoneutria nigriventer (jovem macho)

Estes animais são considerados por muitos o terror das florestas tropicais, chegaram a figurar no Guinness World Records, em 2007 como as aranhas do “veneno” mais tóxico do mundo e responsável pela morte de mais pessoas que foram picadas, mas não é só por isso que merece o nosso respeito!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.