Visitantes

quarta-feira, 26 de maio de 2021

 Dyskinesia, Parte 02:


Havia mencionado algumas possíveis causas pra dyskinesia, bem como algumas soluções que deram certo, seguem esses resultados:


Sobre impactação fecal - esse deve ser o item mais extenso - carangas podem ficar com o anus obstruído e simplesmente param de defecar, elas seguem comendo e bebendo água normalmente mas depois de um determinado momento, elas param, enfraquecem, e morrem, basicamente, “entupidas”. As hipoteses do que pode causar impactaçao são; bad/wet molt, superalimentação, sedimentos na água, alimentação somente com dubia, algum ferimento interno derivado de uma queda, por exemplo. Alguns dos sintomas que já foram observados são letargia, esfregar o abdomen no chão sem produzir teia, abdomen com aspecto “duro” (tipo inchado), sede excessiva.

Esse problema parece ser algo raro, e ainda assim, quando aparece, é dificil de notar. Geralmente a regiao do anus fica com resto de fezes endurecida e/ou com um tipo de “plug”, obstruindo o anus. Como já dito, esse problema pode levar a dyskinesia, relatos de cuidados incluem pinça, seringa e agua morna, molha-se a regiao anal pra diluir o “plug” e/ou excesso de fezes e com a pinça e muito cuidado, remove-se o plug. No entanto, na maior parte dos casos relatados, a caranga não resistiu.


Sobre bacterias/virus/envenenamento – mencionei antes que a solução seria aumentar a temperatura, após dar uma lida sobre o assunto, vou esclarecer o que foi relatado. 7 carangas de uma criadora apresentaram dyskinesia, ela leu sobre aumento de temperatura num forum alemao e resolveu fazer o teste. Com uma lampada, aumentou a temperatura dos animais até 35 graus, sempre mantendo a umidade de acordo com as especies afetadas. Das 7, 3 morreram, e eram de ambientes mais aridos, enquanto as 4 sobreviventes, eram mais tropicais, o q levou as pessoas a crerem que esse aumento de temperatura seria mais efetivo com essas ultimas. 

O lance desse processo estar relacionado a bacteria/virus/envenamento, no entanto, é uma hipotese, não há nada confirmando nem provando isso cientificamente. 


Sobre desidratação SEVERA - existe uma forma da caranga ficar desidratada e praticamente não ter mais salvação, e isso é com o trato digestório. Carangas quando fazem a mudam, alem da espermateca, tb precisam trocar o trato digestorio (vou mandar foto abaixo do texto), esse trato é composto de 3 partes, sendo uma delas, o estomago. Quando acontece algum erro na ecdise e o trato na sai com a exuvia, a caranga começa a apresentar problemas. Ela para de comer E de beber agua, por isso o lance da desidratacao ser severa, metodos como aplicar agua na boca dela com uma seringa podem funcionar, mas não se provaram efetivos. São raros os relatos de carangas que tiveram esse problema, mais raros ainda são os relatos das que conseguiram sobreviver a isso, pelo que entendi, essas ficaram bem depois de chegar em outra ecdise. 


Acho q isso é td sobre o tema “dks”, se atualizarem novamente, atualizo aqui tb.


Fontes:

Arachnoboards Forum

Toms Big Spider

Tarantula Keepers Guide

Biology of Spiders

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.