Visitantes

domingo, 16 de maio de 2021

Circulação de ar especifica pra caranguejeiras

.Domingão, dia das mães, a minha me chamou aqui no Whats e disse:

“Filhão, tão falando aqui pelo Br que ‘ventilação cruzada’ faz mal pra caranguejeiras terrestres.”

Achei estranho, mas como mãe é mãe, resolvi dar uma pesquisada, né? 😂

Bom, a principio, temos que lembrar que quando se fala de “ventilação”, nada mais é do que a circulação de ar dentro do recinto, sem associar a ventos ou brisas mais fortes. Caranguejeiras não são criadas nas janelas, ou próximo a ventiladores, ou outros locais que possam gerar correntes de ar maiores.

A “ventilação cruzada” a qual criadores se referem, diz respeito a furos de ar feitos nas laterais dos terrarios, seja vidro, acrílico, tupperware, pote de plástico, etc. Mas aí temos que pensar, porque que esse tipo de “ventilação” afetaria apenas caranguejeiras terrestres? Porque não afeta caranguejeiras arborícolas? De onde surgiu essa historia toda?

A resposta pra ultima questão eu não tenho, não consegui chegar a origem dela simplesmente porque NÃO ACHEI NADA, em lugar NENHUM, falando que a “ventilação cruzada” faz mal pra qualquer caranguejeira, independente dos hábitos. Mas, por favor, se acharem algo, mandem o link.

Dei uma pesquisada inicialmente na bíblia (The Tarantula Keepers Guide), rs, lá não diz nada sobre “ventilação cruzada”, os autores se referem apenas a “ventilation”, sem dar muitos detalhes de direções, mas eles não cansam de frisar que a circulação de ar é importante. Nas paginas 154, 156-158, 164-166, 217, vocês podem ler mais a fundo sobre o tema.

Abaixo, seguem alguns links do Arachnoboards, o maximo que encontrei, foram alguns usuários falando sobre como “ventilação cruzada” não é necessária (mas não porque faz mal de alguma maneira), o que é necessário é circulação, não importa de onde, mas falarei disso mais abaixo, rs, seguem links:


https://arachnoboards.com/threads/cross-ventilation-top-ventilation-or-both.273821/


https://arachnoboards.com/threads/pondering-effectiveness-of-cross-ventilation.283325/


https://arachnoboards.com/threads/avicularia-and-the-truth-about-cross-ventilation.316511/

Caso queiram procurar mais a fundo, escrevam Cross Ventilation Tarantulas no Google, que irão aparecer mais links, a maioria deles associados a espécies arborícolas (talvez daí tenha vindo o mito de que faz mal pra terrestres)?

Daqui pra baixo, o texto refletirá opinião pessoal baseada em vivencia, leitura e conversas.

Bom, eu faço parte de uma vertente que considera esse lance de “ventilação cruzada”, mito. O que importa, é a circulação (ponto também utilizado em um dos links que mencionei acima), independente de onde ela venha.

Sabemos que caranguejeiras em recintos SEM furos não morrem de asfixia, o momento que o criador abre o terrario pra alimentar ou hidratar, é o suficiente pra que haja troca de ar, e a aranha fique bem com aquilo no que diz respeito a oxigênio. Caranguejeiras em ambientes sem furos morrem porque o ar fica parado, denso e condensado quase o tempo todo, o substrato está sempre molhado e, mesmo quando aberto pra cuidados, não é o suficiente pra eliminar possíveis problemas que possam vir a surgir, como infecções por bactérias, por exemplo.

Portanto, é interessante que haja circulação de ar, seja do topo do terrario, dos lados, da frente, de trás, ou de um mix entre todos esses. Creio que o termo “ventilação cruzada” tenha surgido de algum tipo de confusão com a simples circulação de ar, rs. Notei também que é um assunto que davam mais atenção lá atrás, pelos idos 2009, do que atualmente.

Finalmente, é importante equilibrar a quantidade de furos de ar, ou de espaços telados, com a evaporação, embora umidade não hidrate, ou não tenha relação com a ecdise, ela tem papel relevante no que diz respeito a desidratação, prevenindo o animal de perder água mais rapidamente, e por isso esse equilíbrio é importante.

Sobre a pergunta sem resposta, meu chute é que, quando se procura sobre o tema, a grande maioria dos links diz respeito a como “ventilação cruzada” faz bem pra espécies arborícolas, mesmo links que não sejam direcionados a elas, mas ao processo num geral, acabam caindo em espécies arborícolas de qualquer forma. Talvez, alguém possa ter visto o tema relacionado apenas a fazer bem pra arborícolas, e deduziu que pra terrestres faz mal, vai saber? 🤷‍♂️

Por Adalberto Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.