Visitantes

quinta-feira, 24 de junho de 2010



Ecdise é o processo de mudança do exosqueleto dos animais invertebrados do clado Ecdyzoa. Aranhas, escorpiões e insetos possuem em seu crescimento o processo de ecdise. O hormônio responsável pelo desencadeamento da ecdise é chamado ecdisona.

Para os hobbystas é essencial entender quando sua aranha ou escorpião esta em pré ecdise ou quando esta realizando a ecdise.

Geralmente antes do processo de muda a aranha para de se alimentar, o tempo dessa interrupção na alimentação varia dependendo da espécie e idade. Aranhas mais jovens possuem períodos de pré ecdise e processo de ecdise mais rápidos. Aranhas mais velhas possuem longos períodos de pré ecdise e intervalos longos entre um processo e outro. Em alguns casos o intervalo pode ser maior que 1 ano. O abdômen da aranha geralmente fica mais escuro e sua coloração fica mais opaca, é fácil de se notar que embaixo da epiderme um novo exoesqueleto ja esta formado.

Diversas poses podem ser adotadas durante o processo de ecdise, ctenideos geralmente se penduram de ponta cabeça para realizar o processo, theraposideos geralmente ficam "deitadas" com o ventre para cima.

É essencial durante o período de pré ecdise e o processo de ecdise que o recinto do animal esteja umidificado de acordo com a necessidade da espécie, para isso procure o care sheet da sua espécie.

Aqui vão algumas fotinhos da ecdise de um ling.







[chel.jpg]

14 comentários:

  1. Minha aranha esta inerte desde ontem, não esboça reação alguma. Será que ela morreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony, minha aranha está a praticamente dois meses rejeitando alimentos, ontem ela teceu um "tapete" em uma área do tamanho dela, sempre se movimentando muito devagar, hj qnd cheguei em casa ela estava deitada nesse tapete de teia com o ventre pra cima mas sem nenhum movimento. Espero que ela esteja passado pela ecdise! Eu tenho ela a pouco tempo relativamente, por volta de 8 meses e ela nunca fez nenhuma troca. É uma Lasiodora Parahybana adulta provavelmente fêmea.

      E a sua, como está?

      Excluir
    2. Morreu mesmo, peguei ela fazem quase dois anos, achei em banheiro no meu local de trabalho. Só não sei qual era a espécie dela.

      Excluir
  2. A propósito a minha era uma fêmea, para saber se é macho ou fêmea é muito simples. As duas patinhas menores dela, se forem parecidas com as demais ela é fêmea, já o macho a ponta dessas patinhas lembra a ponta de um bastonete de limpar orelha (elas tem um formato arredondado).

    ResponderExcluir
  3. MANO NAO COLETA COMPRA TAH Q CRIAR TBM EH CRIME MAS COLETAR EH PISADA COM O BICHO

    ResponderExcluir
  4. aonde consigo um filhote de arranha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você procura alguma espécie especifica?

      Excluir
    2. Eu tenho bastante vendedor no whats comprei uma a poucopouco tempo eu te passo se quiser...(85)9 9952-5071. Me chama

      Excluir
  5. galera alguém com Parahybana em sp?? pois achei para comprar mais tudo longe. frete 40,00 pra cima :s

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe quem vende uma paraibana no Rio de janeiro...

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe quem vende uma paraibana no Rio de janeiro...

    ResponderExcluir
  8. Pessoal qual a diferença de ninfa e ling?

    ResponderExcluir

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.