Brachypelma smithi (Cambridge, 1897)

Trata-se provavelmente da aranha mais criada como pet em todo o mundo. Descoberta em 1888 por H. H Smith e descrita por Cambridge em 1897, teve sua explosão no hobby em meados da década de 70. É comum ser vista em filmes do tipo B dos anos 70 e 80 onde protagonizava junto com escorpiões (Pandinus) e serpentes (Pitons e Boas) cenas de terror piegas.
Ao contrario do que o cinema mostrava, B. smithi trata-se de uma das sp de tarântulas mais dóceis do hobby, o que a tornou um dos invertebrados mais coletados. Graças a grande quantidade de coletas e ao empreendimento imobiliário e destruição dos habitats acabou sendo listada na lista vermelha da IUCN e no apendice II da Cites 2.Care Sheet.
De tamanho médio, atinge geralmente16 cm, possui a coloração negra mesclando com o vermelho escarlate, o cephalotorax de tonalidade negra possui as bordas alaranjadas criando uma linda impressão. As pernas são robustas e possuem marcas vermelhas sobretudo na patela e tibia, o abdômen é negro.
Hábitos: Terrestre/ Errante / Fossorial. Cava muito bem, em ambiente natural vive embaixo de rochas, troncos e tocas cavadas por outros animais ou por ela mesma.
Longevidade: Uma das aranhas com maior longevidade documentada, podendo viver até 30 anos em cativeiro.
Temperamento: São conhecidas por serem aranhas dóceis, raramente chutam as cerdas em cativeiro.
Temperatura: A temperatura pode oscilar entre 23 a 28 graus.
Umidade: Em torno de 60 a 70%.
Substrato: Terra vegetal, terra adubada, areia e cascalho de rio, misturada a fibra de cocô. A profundidade do substrato deve ser de no minimo 10 cm para um individuo adulto.
Distribuição: México, Cidades de Michoacan, Guerreiro e Oachaca.
Mapa de distribuição de B. smithi.Extraído de: http://www.brachypelma-smithi.de/images/stories/lebensweise/map_mexico.jpg
Habitat natural de B. smithi. Oaxaca, México. Extraído de: http://johnbokma.com/mexit/2008/06/13/highway-cuacnopalan-oaxaca-near-chilac.html
Habitat natural de B. smithi. Michoacan, México. Extraído de: http://www.processedworld.com/carlsson/nowtopian/travel-report/puebleando-in-michoacan
Habitat natural de B. smithi. Guerrero, México. Extraído de: http://mexico-herps.com/Habitats/Guerrero_boulders_2.jpg
Habitat natural de B. smithi. Guerrero, México. Extraído de: http://mexico-herps.com/Habitats/Rocky_meadow.jpg
Habitat natural de B. smithi, Guerrero, México. Extraído de: http://mexico-herps.com/Habitats/Guerrero_boulders_view.jpgTerrário: Um terrário de 40cm X 30cm X 30cm é sufuciente, exploram bem o ambiente e raramente usam a toca.

Reprodução: Fácil, em geral as fêmeas aceitam os machos com facilidade, embora na natureza a taxa de canibalismo na cópula seja elevado. As ootecas demoram aproximadamente 2 meses para serem postas e entre 1 a 2 meses para eclodirem.

Fêmea com ooteca. Extraído de: http://www.spidy.goliathus.com/english/brachypelma-smithi-id38.html

Sling 5º instar.
Sling pós ecdise, 5º instar.
Sling 1º instar.
postado por Theraphosidae